- OBJETIVO : vender sempre é a principal meta. Contudo, o intuito é apresentar algo novo, causar impacto, despertar a curiosidade, aumentar a venda ou audiência, etc.
- ESTILO: cores, tamanhos, tipos de objetos, tipo de letra, plano de fundo, etc.
Vamos analisar algumas propagandas:
Ambas propagandas da SINAF, uma empresa de Assistência Funeral, que sempre utiliza como meio de persuasão o humor.
A primeira propaganda da UFLA – Universidade Federal de Lavras, utiliza a frase “somando oportunidades”, afim de mostrar ao leitor os novos cursos oferecidos pela universidade e ao mesmo tempo dando a idéia de duplo sentido, de que se você também fizer parte dessa universidade você está somando conhecimento.O uso de um quebra-cabeças no plano de fundo, mostra que com a UFLA você se completa, com a UFLA você estará preparado para o mercado de trabalho.
E por fim, o comercial que muitos já dever ter visto, da marca de esponjas de aço BomBril.Esse é um exemplo de propaganda agressiva, pois ela denigre mesmo que indiretamente outra marca/produto.O meio de persuasão utilizado é mostrando ao consumidor que o produto não agride o meio ambiente.
Enfim, o objetivo de toda publicidade é o de persuadir. Não é possível que se venda alguma idéia ou produto sem antes convencer o público-alvo de que isso deve ser feito - mostrando a ele o porquê daquele produto ou idéia serem tão bons ou tão eficientes a ponto de merecerem ser adquiridos pelo consumidor.
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