segunda-feira, 7 de junho de 2010

Publicidade também persuade

Olá pessoal,

Você já dever ter ouvido falar de persuasão, não é mesmo? Vamos relembrar o significado desse termo?
Persuasão vem do verbo persuadir: levar a crer ou a acreditar. Ou seja, é o ato de você tentar convencer o outro a acreditar em você, utilizando argumentos verdadeiros ou falsos.

A propaganda, como já deve ter percebido, tem por objetivo justamente o que foi exposto na definição acima: tentar convencer o público de alguma coisa.Ela tem o aspecto de influenciar opiniões ou atitudes.Portanto a mensagem da propaganda necessita ter força de persuasão.

Por isso, sempre quando vir ou ouvir um anúncio, lembre-se que os publicitários estão usando a linguagem persuasiva para conquistar você, seja através de palavras, de cores, de imagens, etc. E, principalmente, fazê-lo comprar mais e mais!

A fabricação de uma propaganda exige saber:

- O PRODUTO: sua utilidade, suas características, qualidades e vantagens.

- O PÚBLICO : seja ele jovens, adultos ou crianças, para saber qual o tipo de linguagem que deverá ser utililizada.

- OBJETIVO : vender sempre é a principal meta. Contudo, o intuito é apresentar algo novo, causar impacto, despertar a curiosidade, aumentar a venda ou audiência, etc.

- ESTILO: cores, tamanhos, tipos de objetos, tipo de letra, plano de fundo, etc.

Vamos analisar algumas propagandas:

Ambas propagandas da SINAF, uma empresa de Assistência Funeral, que sempre utiliza como meio de persuasão o humor.



A primeira propaganda da UFLA – Universidade Federal de Lavras, utiliza a frase “somando oportunidades”, afim de mostrar ao leitor os novos cursos oferecidos pela universidade e ao mesmo tempo dando a idéia de duplo sentido, de que se você também fizer parte dessa universidade você está somando conhecimento.O uso de um quebra-cabeças no plano de fundo, mostra que com a UFLA você se completa, com a UFLA você estará preparado para o mercado de trabalho.



E por fim, o comercial que muitos já dever ter visto, da marca de esponjas de aço BomBril.Esse é um exemplo de propaganda agressiva, pois ela denigre mesmo que indiretamente outra marca/produto.O meio de persuasão utilizado é mostrando ao consumidor que o produto não agride o meio ambiente.

Enfim, o objetivo de toda publicidade é o de persuadir. Não é possível que se venda alguma idéia ou produto sem antes convencer o público-alvo de que isso deve ser feito - mostrando a ele o porquê daquele produto ou idéia serem tão bons ou tão eficientes a ponto de merecerem ser adquiridos pelo consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário