Olá quase sério (a),
Vamos viajar pelo tempo e voltar ao ano de 1989. Nesse ano os brasileiros foram às urnas para escolher o novo presidente da República. Era a primeira eleição presidencial pelo voto direto, depois de 29 anos de ditadura.
Antes do primeiro turno das eleições, a TV Globo realizou, no programa Palanque eletrônico, entrevistas com os dez principais candidatos à presidência. O programa tinha uma hora de duração e era gerado, ao vivo, do estúdio de São Paulo. O primeiro entrevistado foi Ulysses Guimarães, seguido por Afif Domingos, Roberto Freire, Ronaldo Caiado, Paulo Maluf, Aureliano Chaves, Luiz Inácio Lula da Silva, Leonel Brizola, Fernando Collor e Mário Covas.
No primeiro turno,Fernando Collor (PRN) saiu vitorioso, com 20,6 milhões de votos ( 28%).Luiz Inácio Lula da Silva(PT) conseguiu 11,6 milhões de votos (16,08%), conquistando a outra vaga do segundo turno numa disputa apertada com Leonel Brizola (PDT), que obteve 11,1 milhões de votos.
Entre o primeiro e o segundo turno da eleição, houve dois debates entre os candidatos Collor e Lula. O primeiro foi realizado na TV Manchete, no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro. O segundo, no dia 14, foi nos estúdios da TV Bandeirantes, em São Paulo. Os dois debates foram transmitidos na íntegra das 21h30 às 24h, pelas quatro principais emissoras de televisão do país: Globo, Bandeirantes, Manchete e SBT.

No dia seguinte a Rede Globo apresentou duas matérias com edições do último debate: uma no Jornal Hoje e outra no Jornal Nacional. As duas foram questionadas. Mas foi a segunda que provocou grande polêmica, pois a Globo foi acusada de ter favorecido Collor tanto na seleção dos momentos como no tempo dado a cada candidato, já que Fernando Collor teve um minuto e meio a mais do que o adversário. Assista no fim do post um trecho do debate editado pelo Jornal Nacional.
O PT chegou a mover uma ação contra a emissora no Tribunal Superior Eleitoral. O partido queria que novos trechos do debate fossem apresentados no Jornal Nacional antes das eleições, como direito de resposta, mas o recurso foi negado. Em frente à sede da Rede Globo, no Rio de Janeiro, atores da própria emissora, junto com outros artistas e intelectuais, protestaram contra a edição.
No entanto, a própria liderança do PT, reconheceu que Lula não se saíra bem no confronto com Collor. Seis anos depois, em entrevista à revistaImprensa, José Genoino afirmou que o desempenho de Lula tinha sido, realmente, ruim (Imprensa, 06/1995).
Os responsáveis pela edição do Jornal Nacional afirmaram que usaram o mesmo critério de edição de uma partida de futebol, na qual são selecionados os melhores momentos de cada time. Segundo eles, o objetivo era que ficasse claro que Collor tinha sido o vencedor do debate, pois Lula realmente havia se saído mal.
O episódio provocou um inequívoco dano à imagem da TV Globo. Por isso, hoje, a emissora adota como norma não editar debates políticos; eles devem ser vistos na íntegra e ao vivo. Quem venceu a eleição de 1989 afinal? Collor assumiu a presidência em 1990, com o patrocínio da Globo já que esta favoreceu o candidato. Lula também teve sua vitória em 2003 e está governando o Brasil até a presente data. Não temos ódio da Globo e nem defendemos políticos,só queremos debater a persuasão.